sábado, 28 de janeiro de 2017

História da Urbanserra

História da Urbanserra


Sobre o Grupo Urbanserra:

O Grupo Urbanserra é atualmente uma divisão de três empresas de ônibus que atendem nessas cidades:


Urbanserra Hosana
Caçapava (Sede)
Redenção da Serra
Natividade da Serra
Monteiro Lobato
São Luiz do Paraitinga
São Bento do Sapucaí (U.D.)
São José dos Campos

Urbanserra Dayane
Lorena
Cunha (Sede)
Silveiras
Lavrinhas
São José do Barreiro
Arapeí (Sede)
Canas
Cruzeiro
Guaratinguetá
Queluz (U.D)
Areias
Jambeiro
Santa Branca
Bananal (U.D) 

Urbanserra Samira
Caraguatatuba (Sede)
Paraibuna
São José dos Campos (U.D)
O grupo Urbanserra tem de atender essas empresas de para visar melhor os clientes que viajam de ônibus.

História

O Grupo Urbanserra começou a sua história no dia 16/09/1972 com vários ônibus urbanos Mercedes monobloco 0 362 urbano, que até hoje resistiram através do longo desses anos antes pela viação segafredo, agora maioria desses ônibus ele segue pelo segundo modelo dos 0 362, já que restaram três totalmente originais, devido a alguns colecionadores que preservam com cuidado este ônibus.

1972-1982(Viação Segrafredo)


Quando começou a empresa, vários ônibus do 201 ao 380 com os monoblocos 0 362 urbano (Atualmente do 3101 ao 3180) e mais de 200 ônibus monoblocos 0 364 e 0 365 com o prefixo 501 até 760(hoje do 2801 até o 2960, e do 3198 até o 3477) rodavam pelas redondezas do vale histórico, fazendo então um monte de pessoas pegarem esse tipo de veículos, devido à passagem serem de 10.000 cruzados, atualmente um real.
 
1983-1990 (Lucymara Tur) 1ª Era


Nessa época dos anos 80 esses tipos de ônibus monoblocos 0 362, 0 364 e 0 365 estavam dando muitos problemas, e às vezes não supria a necessidade da população, e muitas vezes os funcionários gastavam muito mais com peças de ônibus. Seguiu a ideia de comprar novos ônibus como o monobloco 0 371, o MB Caio Vitória, e muitos rodoviários. Devido ao superfaturamento das cidades e com as novidades a população ficava feliz de novo e as passagens aumentaram para 7.500 Cruzeiros, atualmente 1,25 reais.

1991-1998 (Dragon Ball Turismo e Turismo Vale do Sol)
Esses anos 90 marcou a história dos rodoviários Mercedes-Benz, com os monoblocos 0 362, 0 364, 0 365 e 0 371, o MB Nielson Diplomata 310, 330 e 350, e o MB Marcopolo Viaggio GV 950, todos com motores OF-1318, que era econômico e muito utilizável para atender a população de uma cidade a outra, fazendo então um sistema computacional em 1992 tendo a passagem rodoviária por apenas um real, e em 1993 acabava com o domínio da Mercedes-Benz com os rodoviários, chegando a Volkswagen, a Scania e a Volvo, para dar mais atração os clientes. Entre os Urbanos ainda dominará o ciclo da Mercedes-Benz, com as passagens ainda caras aumentadas para 1,60 Reais, e um sistema ainda com muitos papéis, que de fato aborrecia os clientes locais e a demora das passagens escolares fazia que o cliente buscasse em outra cidade para comprar as passagens e atender a outros serviços, exemplo: Fretamento de ônibus, fazer Excursões, etc. 

 

1998-2004 (Lucymara Tur) 2ª Era


No início do milênio com a falência da Turismo Vale do Sol, os administradores não tinham noção de ideia de qual nome seria, por isso voltaram com esse nome tendo uma sede fixa em Arapeí para que a manutenção de ônibus sede feita com segurança e a empresa se estendia com as filiais e uma unidade descentralizada em Queluz, e passagem era cobrada a 1,90 reais. Com vários ônibus MB Busscar Urbanus of-1620 e MB Busscar Urbanuss of-1721, e acabará o ciclo de império da Mercedes-Benz com a chegada da Volkswagen Comil entre o urbano Svelto, os Micros Piá, e os Rodoviários Campione 3.25 e 3.45 com os motores 9-150, 17-210,16-210, 17-240.

2004-2009 (Viação Maidana)

Com o fim do império da Mercedes e a chegada do Sistema SQLTS fazia um serviço de 20 minutos e os funcionários trabalham 56 horas por semana, entretanto ganhavam um salário fixo para cada setor, em vista que a população não reclamará mais do serviço prestado e a passagem passará a ter a primeira tarifa de 1,90 reais, tanto para ônibus urbanos e também para os rodoviários. 

2009 – 2014 (Hosana Tur, Chayane Tur e Samira Tur)

Com o sistema SQLTS mais desenvolvido e uma sede de outra empresa Hosana Tur chegando a Caçapava que também atende por Redenção da Serra, Natividade da Serra e Monteiro Lobato em 2007, o SQLTS teve que fazer algumas alterações, e a empresa que era Turismo Maidana, passou a se chamar Chayane Tur, foi daí que chegou o Grupo Urbanserra para suportar essas necessidades que o cliente possa acessar a compra de passagens e também para fretamento e excursões de ônibus, e em 2011 o Grupo Urbanserra se estendeu ao litoral norte com a empresa Samira Tur atendendo apenas a cidade de Caraguatatuba. 

2014 – Presente (Hosana Tur, Dayane Tur, Samira Tur e Parceiros da Urbanserra)


 Com o atendimento mais rápido e ainda mais eficaz, o fim da frota dos 0 362, 0 364 e 0 365, e adaptação dos deficientes e idosos de 72 por cento, tornou-se o atendimento mais acessível, e a empresa Chayane Tur passou a se chamar Dayane Tur, devido a chegada da frota nova dos novos ônibus Busscar Urbanuss Pluss, Marcopolo Torino G7 2011, Mascarello Gran Via, Entre Outros, e com uma nova tarifa da passagem pagando R$ 2,90. E a Urbanserra tá buscando novos parceiros para fazer um transporte mais barato e menor poluente possível, para atender esse novo conceito de Transporte.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário